terça-feira, 6 de outubro de 2015

Tribos Indígenas

olá amigos !!

Hoje eu vim falar de um assunto em que muitas pessoas tem interesse, e muitas duvidas e perguntas.
Nas viagens missionarias em que participo, visitamos bastante aldeias indígenas, mas ha uma em especifica em que  quero destaca.


O nome da aldeia em que vou fala, se chama Tatuyos, fica localizada subindo o rio negro, tem aproximadamente 10 famílias. A língua em que falam e um dialeto que se chama Tucano, mas apenas as pessoas com mais idade apenas falam essa língua, os mais novos ja nasceram com o português, e ainda aprendem a língua da sua tribo.



Em toda a tribo tem o que chama de maloca, que o o local onde fazem seus rituais, reuniões e cerimonias e também  local onde nos recebem.


Alem da maloca toda as tribos tem o seu "cacique" que é o líder da tribo, o que comanda e provem providencias para tribo, ele visto como autoridade máxima na tribo, e respeitado por todos. E também o encarregado de fazer as cerimonias e alguns rituais. Lidera as caças e tem um cocar diferente dos outros homens da tribo.



Essa tribo por ter bastante contato com a cidade, não é vista como perigosa, portanto, trabalham com turismo trazendo visitantes e turista para conhecer  sobre sua cultura.
Eles sobrevivem por sua propiá caça e pesca, e alem disso quando recebem vistantes vendem seus artesanatos. Sendo a principal renda da tribo.
Nas visitas de turistas, e feito um breve ritual em que todos devem participar, não é nada de mais, apenas uma dança cultural cantada na língua nativa, e com saudações aos visitantes. 



Por sermos missionários e conhecidos pela tribo, não cobrão nenhuma taxa. O trabalho que é realizado por nos e de evangelização, trazemos uma palavra e uma programação especial para as crianças.

O relacionamento da organização com a tribo é essencial para construir a confiança com eles, por isso sempre conversamos com eles, brincamos com as crianças, levamos presentes e doações, médicos e remédios.




 E permitido a entrada de todos mas é necessário ter um certo cuidado com o que falar e fazer. Como por exemplo, todas as mulheres da tribo andam nuas apenas com uma tanga, assim também e para os homens. Não e necessário que voce faça isso também, mas tem que respeitar a cultura por ser uma tradição e não agir de uma maneira estranha. Em algumas outras tribos e necessário que você beba um liquido que não sei do que é feito e algumas formigas, e se te oferecerem voce deve comer para que não passe de mal educado, ou acabar irritar algum nativo.Então são certas coisas em que voce precisa esta ciente em fazer se deseja visitar algumas.



Todos são muito fechados na deles, não gostam de sair da sua área de conforto ou de experimentar coisas novas, mas quando voce faz uma amizade com eles começam a se abrir e a ter novas experiencias, deixam a vergonha de lado e vão ver o que ha de interessante com os visitantes. Qualquer coisinha e nova para eles desde de uma lanterna ou um celular.



Ter essas experiencias e conhecer essa cultura nos faz ver a cidade e as coisas do nosso dia-a-dia diferente. Não trocaria nenhuma viagens por essas, saber que um dia meus tataravós viveram assim, e hoje posso, conhecer, viver e ver como eles eram e aprender um pouco sobre a minha cultura.



Se voce gostou ou tem alguma duvida ponha aqui nos comentários, e se voce tem alguma opinião ou algo que voce gostaria de ouvir deixe que eu saiba botando aqui nos comentários.  

E não esqueçam de curti a pagina do Facebook para ficar por dentro das novidades do Blog.

Ate a próxima

Vlw Flw's